“O que está fora é o reflexo do que está dentro”

Tal pai, tal filho; tal governo, tal povo
Como os filhos imitam o comportamento dos pais, assim o povo plagia a conduta de seus gestores. Olhem na foto como está a situação estética desta lixeira na Rua Professor Fernando Carneiro, Cecília, 24hs por dia , 365 dias por ano , para compreender por que a cidade é tão suja e bagunçada. Se os filhos parecem com os pais, a cidade é cara de seus administradores. Aqui a promessa era uma lixeira que suporta-se mais de 150 famílias como nada aconteceu .O lixo representa o sistema administrativo deficiente que Viamão vive.



A cidade é como os costumes dos governantes, ou seja, os que formam a alma da cidade são aqueles que a dirigem e que a protegem: os administradores, os magistrados, os guardas e policiais, os “homens de qualidades”. Pode-se então deduzir que os regimes políticos nada mais são do que produto dessa articulação entre o corpo e a alma, isto é, o resultado da ordem ou desordem das coisas, dos conflitos ou da harmonia. o que está fora é o reflexo do que está dentro. No artigo 37 da Constituição Federal, encontramos os princípios de excelência aos quais estão alicerçados os compromissos para uma política de gestão pública: “a gestão pública para ser excelente tem que ser legal, moral, impessoal, pública e eficiente”, leia os princípios ,reflita e tire suas próprias conclusões. Você acha que Viamão tem uma boa gestão pública ? Na próxima edição, uma página especial sobre o artigo 37.
Mario Dutra

“Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.” (Mahatma Gandhi)
 
Copyright 2013 Coluna do Mario Dutra