Livres da Sujeira, Será ?

Essa semana eu tive um sonho e no sonho eu estava numa rua, em algum lugar qualquer de Viamão horas após as eleições de 2012, finalmente teve fim o período de votação no município. Um grande alívio para muitos viamonenses, principalmente para os que detestam política, que aos poucos voltavam no meu sonho para uma vida normal, apenas com a sujeira habitual e não para a sujeira dos últimos dias da eleição.

As propagandas políticas dos partidos emporcalharam toda a cidade, toneladas de papel espalhados pelo chão, incontáveis placas com a legenda do partido A, B, C davam um clima de abandono e sujeira em proporções maiores do que habitualmente vemos.

Porém, havia uma imensa alegria no ar e ví alguém comentando, está consumado eles estão fora e mais exclamou outro, cerca de 10 dos 14 vereadores não haviam sido reeleitos, havia ocorrido uma renovação quase que total, levei um susto ao mesmo tempo que sorri e fui tomado por uma alegria incrível e pensei comigo em todos que conheci na política e lembrei da Câmara de Vereadores, lembrei que enquanto Jornalista acompanhei anojado as decisões contrarias ao bem comum, as brigas e discussões por dinheiro, as CPIs que não ocorreram , os conchavos e os acordos políticos e todo aquele circo que o povo desconhece, lembrei que nas sessões somos obrigado a ouvir tudo calado,( Por que é proibido o povo falar, nas sessões ) mas também lembrei do poder maior da nossa cidade, e não pude deixar de lembrar do que não havia sido feito e lembrei do povo do Passo Dorneles, da Augusta e da Cecília , da Florença , e de todos os cantos de Viamão, dos Postos 24 que não funcionam, das mortes que podiam ser evitadas na frente do Big, das praças feitas de toras de eucaliptos pneus velhos e do pessimo atendimento do Hospital , das centenas de protocolos, que nunca deram em nada.
Alguém no sonho então exclamou:

-Nós ainda vamos ter que limpar tudo isso.
( falava do lixo que estava no chão )

Não faz mal eu respondi, apontei para todos políticos derrotados e disse :

-Mas agora pelo menos desse tipo de sujeira estamos livres

Pensei comigo ao acordar: - É verdade.
 
Copyright 2013 Coluna do Mario Dutra