Últimas Edições de 2014

MAIS QUE UM TETO E QUATRO PAREDES , ELES 
SONHAM COM O BÁSICO PARA SUAS FAMÍLIAS.
O direito à moradia é um direito Universal e integra o direito a um padrão de vida adequado, não se resume apenas a um teto e quatro paredes, mas ao direito de toda pessoa ter acesso a um lar e a uma comunidade onde possa viver em paz, com dignidade, saúde e educação, mas quando até o básico falta, a vida torna-se difícil. 
Estive no dia de hoje junto com alguns amigos entre eles o Líder comunitário Parreira, e o Lider Comunitário Áureo fazendo uma visita nas comunidades do Castelinho e Santo Onofre onde conversamos com muitas famílias em breve farei uma matéria especial sobre como é viver em uma comunidade onde muitas vezes não há nem água para beber.
Viamão vive uma explosão de ocupações urbanas, as mais novas iniciadas nos últimos dois anos como a Comunidade da Santo Onofre que hoje abriga cerca de 450 de famílias e outras consolidadas como a Comunidade do Castelinho com mais de 350 famílias que foram fundadas a mais de dez anos, todas ainda continuam na informalidade.
Sem suporte do Poder Público capaz de mudar a dura realidade destas comunidades a luta pela vida digna é um permanente desafio e um exercício de resistência para estas familias.
Mas eles não desistem e fazem planos de construir e sonham com uma vida melhor , querem um salão de festas, e até delimitaram e guardam lotes para praças, creche e postos de saúde. Muitas famílias ainda não têm CEP e por não terem um endereço reconhecido, por não terem a escritura, ficam à margem de serviços básicos de urbanização como água, esgoto, energia e coleta de lixo, além de não poderem aprovar nenhum tipo de financiamento.
Todos são unânimes e afirmam que pretendem comprar a terra, adquirir a escritura e não querem de graça, por isso as áreas tem acompanhamento jurídico.
Enquanto os lideres dos movimentos pela moradia pressionam o poder público para regularização e urbanização das comunidades mais antigas nessa situação, os movimentos de luta por moradia não param ressurgem fortalecidos e lutam revigorados com apoios de assessorias jurídicas em prol do uso de "vazios urbanos", os novos ocupantes sempre vêem a possibilidade da conquista de um terreno escriturado nessas áreas. Os vazios urbanos decorrem de um processo histórico que acabam se formando pela trajetória de crescimento das grandes cidades. continua .... estamos produzindo um documentário em vídeo, aguardem ( Mario Dutra )

"RELIGIÃO" 
A vida é tão complexa que não cabe em nenhum sistema religioso por definitivo, é claro que nos humanos com medo de sermos vistos como intolerantes evitamos discussões, dizemos que cada um tem a sua verdade, mas quando nos depararmos com religião do outro, pensamos diferente , usamos de toda nossa esperteza para desfazer a fé do outro, uns até matam em nome da religião.
No final das contas todo mundo é Ateu com o Deus da religião do outro, entre Abraão e Darvin com quem você fica, quem está certo ou errado, com qual pacote religioso você fica, com as convencionais, com as espirituais, ou com as religiões auto-sustentáveis, tipo: Luz Divina , Força Universal, Alma Cósmica etc. 
E se você é Ateu , é certo que todas as religiões não passam de auto-ajuda.
A Religião até pode ser uma defesa nossa, ao flertar com o relativismo e o existencialismo e assim tudo ficar bem, para no final das contas fugirmos do vazio que nos espreita, estamos sozinhos e somos uns ressentidos, por que sabemos que o nosso tempo acaba e não podemos voltar mais. Independente do que você pensa, O QUE VOCÊ ENCONTRA , QUANDO SE ENCONTRA, é o que importa , pois é isso que vai te levar nesta inquietante e misteriosa caminhada. Fiquem com Deus.
( Mario Dutra )


SEM CARNAVAL EM 2015 MAS COM UM OBJETIVO EM COMUM 
O exercício do poder gera conflito, só existe a relação de poder por que humanos somos no plural o debate foi necessário, obviamente por que tolo é aquele que pensa que sozinho decide, o poder que se serve em vez de servir , esse é um poder que não serve, esse logo, logo apodrece, colocar uma interrogação naquilo que aparentemente parece obvio é um pensamento filosófico e necessário, transferir o poder para alguém ( em uma eleição) não é abrir mão da responsabilidade, de ajudar a governar, por que juntos estamos no poder é uma questão ética. Compromisso firmado com o Poder executivo, formação da LIGA, manutenção da verba de 2015 e compromisso assinado pelo prefeito pela doação de um terreno para construção de uma sede para as Entidades Carnavalescas de onde poderão captar recursos através de eventos, e desta forma terem uma vida independente dos recursos do município. Se ficou bom para todos , então ficou bom para mim, mas que se cumpra a palavra. ( Mario Dutra )


AÇÃO DOS VEREADORES ESTÁ ATRAINDO A ATENÇÃO DE EMPRESAS 
Ouvi falar ( não sei se é verdade ) que estará se instalando em Viamão, uma Gráfica com parque industrial de altíssima qualidade para fabricação de " Moção de Parabenização " aqueles papeis que nem moldura tem , que parece um diploma, que os vereadores de Viamão distribuem a dar com um pau em grande quantidade, todas as semanas , a fim de amarrar ( trabalhar a vaidade) dos seus possíveis eleitores. Os empresários mostraram interesse em trazer uma gráfica gigante para o município , devido o grande numero de Moções distribuídas nesta legislatura. Cogita-se também a instalação de uma fabrica de Jimo aquele produto para passar em " Caras de Pau" .


O " ÓCIO" " NEGÓCIO " DE SEMPRE NA CÂMARA 
DE VEREADORES DE VIAMÃO
 Horário das Sessão : Inicia quando alguém implora aos gritos a presença da maioria dos vereadores , ou seja, começa a qualquer hora, nas tardes de terças e quintas "-----------" Na casa dos ilustres vereadores até hoje não tem Código e Comissão de Ética e Decoro Parlamentar " ( há seis meses tramitando ) -----------" O projeto que cria a TV Câmera para dar visibilidade as sessões está esquecida, provavelmente vai ser arquivada ( gerou pânico ) é obvio que não vai ser criada "---------- A Comunicação da Casa ( responsável por bem informar) gerenciado por um arquiteto, fruto de acordos e conchavos. --------------" Site que não informa,não tem as leis, não tem as pautas, aliás não tem nada ( congelado ).
O que é Ócio: Ócio significa não fazer nada, é uma palavra com origem no latim otiu. Ócio representa, por exemplo, uma folga do trabalho, um momento de lazer, para aproveitar e descansar. Ócio é um tempo livre, um tempo vago para não fazer absolutamente nada, apenas para relaxar, e não pensar em nada, ficar em um momento de preguiça, vadiagem mesmo. Uma pessoa ociosa é aquela que não está fazendo nada no momento, está em estado ocioso, também conhecido como um estado de inércia física e/ou intelectual.

 
Copyright 2013 Coluna do Mario Dutra