MORTES NA FRENTE DO BIG


A instalação e autorização para funcionamento do BIG ocorreu no início do segundo mandato do Ex-prefeito Eliseu Chaves (Ridi) - Eliseu Chaves Ridi.

Essa semana mais um morto, mais um cidadão viamonense que entrou para lista de uma das historias mais tristes e macabras que a política Viamonense já produziu.
Ao longos dos anos as dezenas de mortes na frente do Big contabilizam oficialmente mais de 50 mortos, segundo policiais e socorristas o número é maior, porém impossível de calcular com precisão por questões operacionais, porque muitas vitimas não são registradas, e outras morrem nos hospitais, semanas, meses e até anos depois do ocorrido . A passarela, prometida na contra-partida do Grupo Walt Mart Brasil, nunca aconteceu. Muitas famílias Viamonenses foram destruídas com essas mortes. Em 2010 um movimento foi levado a Câmara de Vereadores e nada aconteceu. O que ficamos sabendo é que a passarela não foi construída por pura burocracia tanto de Viamão, quanto do Estado, tudo somado a falta de vontade politica dos representantes da época. O dinheiro do Big esteve disponível, mas não foi usado, nem mesmo uma lombada eletrônica foi instalada.Não houve tentativa jurídica e acredito que pouco engajamento politico para que isto acontecesse.
Deste mortos registrados,estão adultos, idosos, jovens e algumas ( crianças ) com menos de 8 anos. Alguém foi irresponsável neste processo de instalação do Big e porque essas pessoas permanecem no anonimato. 
Que governo facilitou a vinda do Big para Viamão ? Todos sabem ( Governo RIDI ) 
Que acordo foi este ? Quem são os políticos responsáveis ? 
Quais os acordos fizeram ?
Tai uma coisa , que venho lutando para descobrir a verdade, mas deste ano não passa.
As fotos são de 2010, quando a vitima foi uma senhora idosa, ouve uma grande movimentação da comunidade que culminou na Câmara de Vereadores de Viamão e depois nada mais aconteceu , a não ser mais mortes.
( Mario Dutra ) Jornalista - MTB17749/ RS
 
Copyright 2013 Coluna do Mario Dutra